domingo, 8 de novembro de 2015

Bolo de Noz (com nozes da avó Maria)

Quando era pequena trepava às árvores no imenso quintal da avó Maria.
Lembro-me especialmente de uma árvore perto do poço, uma ameixieira. Aquelas ameixas amarelas apanhadas e comidas quase instantaneamente ficaram-me para sempre na memória. 
Poderia neste momento escrever sobre muitas daquelas árvores de fruto e de como era rápida a trepá-las cada vez que fugia da minha avó por ter feito alguma travessura.  
Das poucas árvores que nunca trepei foi a nogueira, nem sei porquê, naquela altura não me parecia atrativa.
Aliás só me lembrava dela quando via a minha avó a apanhar as nozes e a espalhá-las no pátio para secarem e também me lembro de como ficavam as mãos da minha avó, que por teimosia nunca usava uma luvas...aliás todos os anos por esta altura as mãos da minha avó acusam "apanha de nozes". Aquela casca verde mancha mesmo a pele!
Bom, seja como for não há nozes tão saborosas como aquelas!
Principalmente, quando o resultado final é um delicioso bolo de noz!
Aqui fica a receita e fotos porque neste caso, os olhos também comem.

Ingredientes:

Bolo:
200 gr de nozes picadas
200 gr de açúcar amarelo
150 gr de manteiga matinal
7 ovos
100 gr de farinha Branca de Neve
1 colher de café de canela
Doce de ovos:
4 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
4 nozes para enfeitar

Confeção:
Começar por cobrir o fundo de uma forma redonda com papel vegetal e untar com margarina.
Polvilhar com farinha e reservar.
Misturar, numa taça a manteiga derretida, o açúcar e as gemas. Mexer muito bem.
Juntar ao preparado as nozes picadas, a farinha e a canela.
À parte bater as claras em castelo e quando bem firmes envolve-las com o preparado anterior.
Verter para a formar e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, aproximadamente 25min.
Enquanto o bolo está no formo faz-se o doce de ovos.
Num tacho, juntar as gemas, o açúcar e a água.
Levar ao lume brando mexendo sempre até engrossar. Reservar.
Desenformar o bolo após ter arrefecido um pouco, cortá-lo ao meio e rechear.

No fim cobrir o bolo com o restante doce de ovos e enfeitar com nozes.



Sem comentários:

Enviar um comentário