segunda-feira, 20 de abril de 2015

Peras Bêbadas

Numa época de excessos, como é a Páscoa, comesse muito borrego (principalmente no Alentejo) e como a minha família é alentejana, adivinhem lá o que foi o almoço do dia de Páscoa?

Pois, claro! Ensopado de borrego e o assado de borrego. Confesso que para mim o ensopado seria o suficiente, mas para o meu marido o assado é bem melhor. Enfim, gostos.
Ora, umas peras bêbedas no final do borreguito caem mesmo bem. Foi a primeira vez que fiz, mas todos me deram os parabéns, pois estavam muito boas. E estavam, eu também comi uma.
Aqui fica a minha versão…

Ingredientes:
10 pêras pouco maduras
250g de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 flor de anis
0,75l de vinho tinto
1 cálice de moscatel
1,5 cálice de vinho do Porto
1 limão
Água

Confeção:
Descascar as peras inteiras, mantendo o pé e envolve-las em suma de limão para não oxidarem.
Num tacho largo, dispor as peras em pé. Adicionar o vinho tinto, o açúcar, o pau de canela, a flor de anis, uma casca de limão e o moscatel. Cobrir com água, quase até ao pé da pera. Depois de levantar fervura, deixar cozer em lume brando cerca de 50 minutos.

Quando as peras estiverem cozidas retiram-se do lume e dispõem-se numa taça.
Mantém-se o líquido ao lume, acrescentando o vinho do Porto. Deixar apurar, até ficar com um aspeto de xarope.
Quando morno verter sobre as peras.

Sugestão: Servir as peras frias acompanhadas com gelado de baunilha ou de nata.



Sem comentários:

Enviar um comentário